Sobre as Comemorações [2015]




Pelo terceiro ano consecutivo, comemoramos unidos o 25 de Abril em Coimbra.

Como sabem, o Ateneu de Coimbra – colectividade que este ano celebra o seu 75.o aniversário – organiza tradicionalmente a Festa do 25 de Abril, particularmente marcada pela Queima do Fascismo à meia-noite, assinalando assim todos os anos essa madrugada de 24 para 25 de Abril de 1974 que praticamente de imediato libertou a maioria da população portuguesa de todo um conjunto de privações à sua liberdade política (desde a censura prévia ao constante clima de medo e silenciamento) e abriu caminho à construção de uma sociedade mais justa: igual nos meios e possibilidades de que cada um dispõe, solidária na cooperação que exibe entre cidadãos e entre gerações. O Fascismo tinha-se até aí encarregado de não o permitir. Sabemos hoje que muito do que Abril possibilitou está por concretizar. Pior ainda: a época que atravessamos consiste, em muitos aspectos, na perda do que foi concretizado.

São razões de sobra para continuarmos a comemorar Abril. Comemoramos para que as vontades e valores que essa data representam permaneçam vivos, alimentando acções actuais, e não apenas para revisitar museologicamente os acontecimentos, retirando-lhes actualidade e função. Comemoramos para que possamos permanecer unidos na defesa e reivindicação das conquistas e valores de Abril.

No seguimento das Comemorações dos dois anos anteriores, marcadas por uma ampla participação da população num programa cultural diverso e abrangente, desenhado e oferecido por vários agentes do Concelho, e pela manifestação que no dia 25 reúne na Praça da República e desce a Avenida Sá da Bandeira, o Ateneu de Coimbra lança o desafio a todos os agentes do concelho, formais ou informais, profissionais ou amadores, para que se juntem aos que já aderiram (ver lista no final deste comunicado). Uma palavra especial para os jovens: juntem-se a nós; o vosso futuro é o nosso futuro.

Para aderir às Comemorações são condições suficientes o apoio ao seu propósito e programa (em construção) e a divulgação deste pelos meios que cada agente disponha. Esperamos e saudamos que a primeira condição se concretize também na adesão à importante manifestação popular de dia 25 de Abril.

A comissão executiva, nomeada na primeira reunião plenária, deliberou que o período das Comemorações deve incluir Abril e a primeira semana de Maio. Devem ter este período em conta no planeamento das actividades que pretendam apresentar.

A organização das Comemorações do 25 de Abril em Coimbra